Guia do Ilustrador

Geralmente a coisa funciona assim, o cara começa a desenhar desde pequeno. Por puro prazer. A paixão é tanta que o indivíduo cresce e continua desenhando, cada vez melhor, claro. Afinal está praticando desde os seis anos de idade. Com o tempo as pessoas ficam sabendo que ele desenha e uma hora alguém pergunta "Ei, cê não quer fazer um desenho para o cartaz da festa que estou organizando?". O cara que sempre se divertiu desenhando vê a "chance" de ter seu desenho impresso e espalhado pela cidade. Uau! Topa na hora.
O cartaz fica legal e logo logo aparece outro sujeito com uma proposta parecida. "Todo mundo vai ver o seu desenho. Pode até assinar". E mais uma vez nosso amigo desenhista topa fazer a ilustra. Agora, com mais experiência, não faz de graça. Troca por dois convites da tal festa, "É mais para divulgar, mesmo". A situação se repete outras vezes, até que finalmente a ficha cai. "Estão me fazendo de trouxa"!!
 
Percebe que sua arte vale mais do que "dois convites" e decide se profissionalizar. Ganhar a vida com desenho, usar a sua arte para garantir a renda que pagará as contas do mês e por aí afora.
 
É quando decide "entrar no mercado" que começam as dúvidas: Quanto cobrar, como negociar, emitir nota, prazo, direito autoral, assinar contrato???...
 
Esses questionamentos já passaram ou passam pela cabeça de todos que têm a pretensão de fazer da sua arte um meio de vida. As dúvidas de quem está querendo se profissionalizar são inúmeras. As "mancadas" que se comete por falta de informação ao tentar "entrar no mercado" são absurdas.
Foi pensando nisso que o grande Ricardo Antunes bolou um guia dando uma geral nas principais dúvidas de quem quer se profissionalizar na área. É o Guia do Ilustrador. Um material indispensável para quem quer se informar e entender um pouco mais sobre o assunto.
É só entrar o site www.guiadoilustrador.com.br e baixar o arquivo PDF gratuitamente.
 


Escrito por orlandeli às 18h12
[ ] [ envie esta mensagem ]



Grump



Escrito por orlandeli às 16h32
[ ] [ envie esta mensagem ]



Ilustras

Para o Diário da Região:

 - Problemas com impotência

 - Bebida e impotência

 - Desvendando os sonhos

 - A verdade dói

- Cigarro



Escrito por orlandeli às 16h30
[ ] [ envie esta mensagem ]



Histórias de Amor

Mais uma Histórias de Amor. Essa conta o caso de Mário e Hortência, que se conheceram ao som da sanfona há sessenta anos.

Histórias de Amor é uma coluna publicada quinzenalmente no jornal Diário da Região. Para saber mais, visite o post do dia 14/03.
 

 



Escrito por orlandeli às 08h27
[ ] [ envie esta mensagem ]



[ ver mensagens anteriores ]
 



Histórico
Ver mensagens anteriores



Contato orlandeli@orlandeli.com.br Votação
Dê uma nota para
meu blog



Outros sites
 UOL - O melhor conteúdo
 BOL - E-mail grátis